Projeto de Pesquisa- eSocial
ADAPTAÇÃO AO NOVO MODELO “eSocial”, OBRIGATORIEDADE PARA TODAS AS EMPRESAS DO BRASIL
Salvador
2014
ADAPTAÇÃO AO NOVO MODELO “eSocial”, OBRIGATORIEDADE PARA TODAS AS EMPRESAS DO BRASIL
Projeto de Pesquisa apresentado como pré-requisito para conclusão da disciplina Metodologia da Pesquisa Cientifica, sob a orientação do Professor Espec. ---------.
Salvador
2014
"Aquele que dúvida e não pesquisa torna-se não só infeliz, mas também injusto."
(Blaise Pascal)
RESUMO
A partir de 2014, as empresas brasileiras serão obrigadas a adaptar-se ao novo modelo de inserção no mercado, o eSocial. O projeto − que envolve a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal − tem como argumento a consolidação das obrigações acessórias da área trabalhista em uma única entrega. O eSocial reunirá e dará quitação a diversas obrigações que atualmente são enviadas em momentos e formas distintas. Está incluso no projeto a entrega de todas as declarações, resumos para recolhimento de tributos provenientes da relação trabalhista e previdenciária, bem como informações relevantes a respeito do contrato de trabalho. A questão é como as instituições irão adaptar-se tão rápido a este novo sistema em um curto período de tempo.
Palavras chave: eSocial. Consolidação das obrigações. Modelo de inserção no mercado.
ABSTRACT
From 2014, Brazilian companies will be forced to adapt to the new model entering the market, the eSocial. The project – involving the Internal Revenue Service, the Ministry of Labor, Social Security and the Federal Savings – takes as argument the consolidation of ancillary obligations of the labor area in a single delivery. The eSocial will meet and discharge the various obligations that are currently