capa linguaguem
Quando saltaram terra Maria começou a sentir certos enojos e os dois foram morar juntos, sete meses depois Maria teve um filho, o filho de uma pisadela e de uns beliscões (maneira como seus pais flertavam, ao se conhecer no navio que os conduz de Portugal ao Brasil), a criança recebeu o nome do pai Leonardo.
Leonardinho tinha dos padrinhos um era barbeiro e a outra era uma parteira.
Quando Leonardo chegou aos sete anos começaram os primeiros problemas, Maria era sempre liza e Leonardo começava a desconfiar de um Sargento que passava-lhe muitas vezes pela porta, e enfiava olhares curiosos através das janelas. E aconteceu de que por três ou quatro vezes esbarrar-se com o capitão do navio do qual veio de Lisboa.
Um dia chegou em casa mais cedo e encontrou e viu um homem sair correndo pela janela irritado Leonardo começou a bater em Maria , enquanto Leonardo filho assistia a cena enquanto rasgava os papeis do trabalho do pai que era oficial de justiça irritado com a atitude do filho Pataca da um chute na fuça e o manda pra fora de casa, o menino foi pedir ajuda ao barbeiro que era seu padrinho para apartar a briga o barbeiro ajudou.
Depois da briga Maria mãe de Leonardinho foge para Portugal com o capitão do navio, e Leonardo Pataca de tristeza também abandona a criança que passa a ser cuidada por seu padrinho o barbeiro. O padrinho queria que ele fosse padre mas leonardinho não queria iso era uma criança muito travessa era um endiabrado.
Enquanto Leonardo filho aprontava pela vizinhança seu pai, Leonardo Pataca, se envolve amorosamente com uma Cigana, mas ela o abandona logo. Pataca então recorre à feitiçaria que era proibida na época e faz uma macumba para trazer a cigana de