Modelo de projeto de pesquisa
1. INTRODUÇÃO
Primeiramente é importante deixar claro que aqui seguirá como definição de artista o relato do Dr. Marcos Rizolli no seu livro Artista, Cultura e Linguagem:
Artista é aquele que experimenta um fazer artístico que exige genialidade mental e habilidades manuais (pág.6). O autor complementa: responde aos desafios do seu tempo com talento particular. Sabe captar signos de cultura e antecipar tendências formais, iconográficas e expressivas (pág.51).
As pessoas que são leigas ou iniciantes nos estudos da arte possuem um pré-conceito de que o artista traz consigo apenas um dom ou talento para realizar suas produções artísticas. Motivados por saber afinal quem ou o que forma o artista e desmistificar esta crença de dom divino que pode muitas vezes fazer com quem as pessoas acreditando nisso desista da profissão artística por se sentir incapaz e mostrar que apesar de outro fatores é o conhecimento que leva a formação, assim como em qualquer outra profissão. E o assunto pode se tornar ainda mais pertinente se levar em consideração que se o artista se forma nos estudos, logo a matéria de artes nos primeiros períodos escolares não está sendo tratada como um ensino consistente e de qualidade, não tendo assim sua devida importância reconhecida. A proposta será a identificação da formação do artista, tendo como principal referência as bibliografias de alguns importantes artistas como Vicent Van Gogh, Leonardo da Vinci, Picasso entre outros.
2. O ARTISTA NASCE OU SE TORNA ARTISTA?
2.1 OBJETIVOS
2.2 objetivos Gerais
Esclarecer que o artista não nasce com “dom” de ser artista, ele se forma artista buscando conhecimento sobre a área. Divulgar através do projeto a relação que grandes artistas tiveram entre os estudos da arte e a sua formação no processo criativo, e desta