estudante
1. Introdução
As pedras naturais como os arenitos, granitos e mármores são sempre muito apreciados pela beleza, qualidade de manutenção e durabilidade. Podem ser padronizados ou paginados (feitos sob medida). No caso dos padronizados, o ideal é escolher um material com aparência mais uniforme (menos veios), já que eles são oferecidos em caixas fechadas e nem sempre pertencem ao mesmo lote. As vedetes para as áreas sociais são sempre os mármores preferencialmente os brancos (pighés, carraras, etc.) e os beges (travertino , crema mafil e outros) . Os granitos, mais resistentes que os mármores, são muito utilizados nas cozinhas, áreas de serviço e banheiros. O Limestone é outra pedra caucária que está muito em voga pela sua beleza natural e sem brilho.
O revestimento de pedra natural utiliza rochas naturais, como: arenito, granito, folhelho, gnaisse, pedra mineira, e outras. As unidades são cortadas ou serradas, constituindo peças irregulares ou regulares, que são assentadas com argamassa mista de cimento, sobre superfícies chapiscadas, procedendo-se antecipadamente o chapisco da contra face na aderência das peças. O serviço de assentamento deve ser executado por pedreiro especializado, com treinamento na arte do preparo das peças, classificação e montagem dos painéis.
2. Obtenção/ processo de fabricação
Abaixo segue um esquema da extração das Pedras Naturais até a obtenção da pedra britada:
Figura 1: Esquema de Extração à Britagem de Pedras Naturais. Fonte: ABGE
3. Propriedades
A pedra é considerada o material mais nobre e resistente para construção. A sua composição química e estrutura é muito variável, pois resulta da combinação de diversos fatores naturais que determinam tanto a sua formação como as alterações sofridas até a rocha de origem se transformar em matéria para ser extraída da pedreira, resultando, assim, nas diferentes classes de pedras.
Com isto, existem diversos tipos de rochas, cuja