Determinação de Taninos
Faculdade de Farmácia
Engenharia de Alimentos
Determinação de Taninos pelo Método de Folin-Denis
Nome: Alessandra Ferreira da Silva
Profº: Dr. Eduardo Ramirez Asquieri Daniela Castilho Orsi
Vânia Silva Carvalho
Turma: A1
Goiânia, 21 de junho de 2010
1. INTRODUÇÃO
O chá é feito das folhas da Camellia sinensis. Atualmente, cerca de 3 mil produtos são comumente chamados de chá mas, a rigor, só podem ser denominados chás, aqueles que tenham em sua composição a planta Camellia sinensis. Ou seja, aqueles chamados de chá de hortelã, erva-cidreira e outros são tisanas ou infusões e não são chá verde (ASIA, 2010).
A partir das folhas da Camellia sinensis são produzidos os tipos de chá, que são dividos em categorias dependendo do tipo de processo a que são submetidas (ASIA, 2010). Basicamente há três tipos de chás tendo como nome científico Camelia sinensis, que são mais consumidos mundialmente: chá verde (sem fermentação), Oolong (parcialmente fermentado) e chá preto (totalmente fermentado) (LIMA et al., 2004; MATSUBARA & RODRIGUEZ-AMAYA, 2006; BETTELHEIM et al., 1995; FERRARA et al., 2001).
O chá verde tem como principal característica suas folhas que não sofrem fermentação. Após a colheita, elas recebem uma vaporização e depois vão para a secagem. Dentro da categoria dos chás verdes, os japoneses ainda subdividem conforme a composição do mix (folhas de primeira colheita, colheita de verão e outono, folhas grandes, misturadas a talos, selecionadas, com grãos grelhados). A escolha é uma questão de preferência. De uma forma geral, o sabor é levemente amargo e o aroma sempre remete a natureza e frescor (ASIA, 2010).
O chá verde é estimulante, adstringente, antioxidante, bactericida e diurético. Tem atividade anti-tumor reportada em estudos clínicos. Rico em flúor, o chá verde previne a queda de dentes. É também útil como cicatrizante, para combater