Termopar Tipo E
Grupo:
Guilherme Morales, Leandro, Igor, Daniel
Introdução:
Hoje em dia é essencial medirmos a temperatura de inúmeras coisas, imagine só como seria a nossa vida sem o termômetro, como iríamos saber a temperatura ideal para que se assasse um bolo sem queimar?
O ponto certo para que o pão que comemos dia-a-dia fique com aquela aparência dourada, por essa e muitas outras aplicações usamos termômetros, existem muitos tipos de termômetro, nesse trabalho falaremos um pouco sobre o termopar, um sensor de temperatura muito utilizado no mercado.
O que é um Termopar?
Em 1822, o físico Thomas Seebeck descobriu (acidentalmente) que a junção de dois metais gera uma tensão elétrica em função da temperatura. O funcionamento dos termopares é baseado neste fenômeno, que é conhecido como Efeito de
Seebeck.
Termopares são sensores de temperatura formados por dois condutores metálicos distintos, puros ou homogêneos. Em uma de suas extremidades é unidos, esta chamamos de junta de medição ou junta quente, e na extremidade aberta chamamos de junta de referencia ou junta fria. Quando submetemos suas extremidades a temperaturas diferentes, a composição química dos metais gera uma FEM da ordem de mV, que é o principio conhecido por SEEBEK.
Como funciona um Termopar?
A medida que a temperatura aumenta, a tensão de SEEBEK também aumenta na ordem de mV, por ele trabalhar com tensões baixas sua precisão é muito grande.
Tanto a junção de medição (ou junta quente) quanto à junção de referência (ou junta fria) estão em ambientes isotérmicos (de temperatura constante), cada uma numa temperatura diferente.
Onde é usado o Termopar?
O termopar é muito utilizado em indústrias por medir desde temperaturas negativas até temperaturas muito elevadas.
Exemplos: Indústrias de Refrigeração, Pesquisas Agronômicas e
Ambientais, Petroquímica, Siderúrgica, Fundição, Metalúrgica, Usina de
Cimento, Cerâmica, Vidro e Pesquisa Científica.
São 8 tipos