Termopar Tipo K
Características:
- Faixa de utilização: 0 a 1260°C
- f.e.m. Produzida: 0 a 50,990mV
- Potência Termoelétrica média: 4,05mV/100°C
- Pode ser utilizado em atmosferas inertes e oxidantes.
- Em altas temperaturas (entre 800 a 1200°C) é mais resistente mecanicamente, do que os tipos S e R, tendo uma vida útil superior ao tipo J.
- Vulnerável em atmosferas redutoras e sulfurosas, com gases como S02 e H2S, requerendo substancial proteção quando utilizado nestas condições.
- Sua mais importante aplicação ocorre na faixa de 700 a 1260°.
- Pode ser utilizado, ocasionalmente, para temperaturas abaixo de 0°C.temperaturas abaixo de 0°C.
Recomendável em atmosferas oxidantes ou inertes. Ocasionalmente, podem ser usados abaixo de zero graus. Não devem ser utilizados em atmosferas sulfurosas. Seu uso no vácuo é por curto período de tempo. É vulnerável em atmosfera sulfurosa e gases como SO2 e H2S1, requerendo substancial proteção quando utilizado nessas condições.
TABELA MILIVOLTAGEM TERMOPAR K
Termopar tipo K ((+) / (-) Cromel / Alumel 0 a 1200 ºC), este Termopar é o mais utilizado na indústria em geral, pois tem uma excelente resistência à oxidação em alta temperatura e à corrosão em baixas temperaturas.
JUNTA DE MEDIÇÃO / JUNTA QUENTE Em uma de suas extremidades são unidos e soldados, a qual convencionou-se o nome de junta de medição ou junta quente, e a outra extremidade aberta onde se faz as devidas interligações de junta de referência.
Quando submetemos suas extremidades a temperaturas diferentes a composição química dos metais gera uma força eletro-motriz ( F.E.M) da ordem de mV, princípio este conhecido por SEEBEK. TERMOPARES ISOLAÇÃO MINERAL Os Termopares de Isolação Mineral são de extrema necessidade no processo industrial de medição da temperatura, pois os fios são montados em bainhas de proteção de aço inoxidável, isolados entre si.
Todo o interior da bainha é altamente compactado com óxido de magnésio (excelente condutor térmico),