Termopar tipo K
Instrumentação e Controle
Termômetro com Termopar tipo K
Lucas Borges, Pedro Gabriel e Pedro Henrique.
Belo Horizonte, 2014.
Introdução
O trabalho consiste na aplicação da matéria de Instrumentação e Controle, uma aplicação que consiste na união dos conhecimentos adquiridos através das aulas teóricas e laboratoriais.
1. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
A determinação do que fazer no projeto foi feita através daquilo que fazemos no laboratório, que é a calibração e a medição de alguns circuitos.
O nosso projeto consiste em um termômetro com Termopar Tipo K que mede a temperatura através da variação da resistência do termopar e tem uma saída em volts, proporcional à temperatura medida.
Materiais: termopar tipo K placa de circuito impresso conectores resistores de 10 K ohm
2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Processo de montagem o circuito foi projetado através de um circuito base retirado da internet, após termos concluído o projeto do circuito, passamos ele para o próximo processo, que seria através do programa Proteus, passando então um circuito comum do papel para um circuito mais elaborado e organizado. Após essa etapa, foi impresso o circuito em uma folha de papel fotográfico que colocada juntamente com a placa virgem dentro da prensa, fazia com que obtivéssemos o circuito impresso na placa, que passava para a etapa de corrosão.
Depois de concluídos estes processos, passamos para a reta final, a soldagem dos componentes, que não foi um mistério para nenhum dos integrantes do grupo.
Comparação por tabela do ideal para o medido com o circuito
Circuito impresso e sua explicação, funcionamento.
i. Montagem didática do funcionamento do termopar tipo K; ii. Acompanhamento do aquecimento de algum tipo de forno; iii. Calibração de termômetros ou de fornos elétricos.