DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES COSMÉTICAS A PARTIR DO EXTRATO AQUOSO DE Eugenia uniflora

4027 palavras 17 páginas
DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES COSMÉTICAS A PARTIR DO
EXTRATO AQUOSO DE Eugenia uniflora
Lauren Zauza de Oliveira*1; Ronaldo A. Wasum2; Kellen C. B. de Souza3; Valéria W. Angeli2;
Melissa Schwanz2
1
2
3

Aluna do Curso de Farmácia da Universidade de Caxias do Sul/UCS

Docente do Curso de Farmácia da Universidade de Caxias do Sul/UCS

Docente da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/UFCSPA

Resumo: Eugenia uniflora é popularmente conhecida como pitangueira, pertencente à família Myrtaceae, é encontrada em toda América do Sul em uma área que vai do
México à Argentina, Uruguai e Brasil. Esta espécie vegetal possui as folhas como farmacógeno. O objetivo deste trabalho foi obter e analisar a droga vegetal e o extrato aquoso de E. uniflora a fim de desenvolver formulações de uso cosmético. Para isso foram realizados ensaios de identificação e controle de qualidade da droga vegetal e do extrato. A partir dos ensaios realizados, verificou-se a presença de flavonoides e taninos na droga vegetal. Taninos foi o marcador escolhido para dar seguimento ao trabalho, por possuir ação adstringente, que pode ser aplicada em diversos tipos de cosméticos.
Os resultados de controle de qualidade da droga vegetal e do extrato foram satisfatórios, entretanto o teor de umidade presente na droga vegetal extrapolou os limites preconizados em literatura. Foram propostas duas formulações, uma solução tônica facial e um xampu anti-resíduos, ambos utilizando da ação adstringente dos taninos presentes no extrato. Depois de desenvolvidas, as formulações foram avaliadas quanto ao pH e as características organolépticas e ambas apresentaram características ideais para uso. Entretanto, estudos de estabilidade são necessários para o desenvolvimento de formulações cosméticas de qualidade.

Palavras-chave: Eugenia uniflora, taninos, extrato aquoso, solução tônica, xampu antiresíduos.

Relacionados