Determinação de proteínas pelo método de lowry
As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais tanto na estrutura e funções celulares. Existem muitas diferentes espécies de proteínas, sendo cada uma é especializada para uma determinada função biológica. Além disso, são responsáveis por expressar a maior parte da informação genética.(UFSC)
As proteínas desempenham papéis extremamente importantes, na maioria dos processos biológicos, atuando como enzimas, hormônios, neurotransmissores, transportadores através das membranas celulares e outros.
Os métodos para a determinação da concentração de proteínas totais são muito variados, no entanto, as metodologias mais utilizadas são as espectrofotométricas no ultra-violeta e no visível (UV-Vis). Um dos métodos espectrofotométricos mais utilizados para a determinação de proteínas totais é o método de Lowry.
Este método baseia-se na redução do ácido fosfomolibdico-tungstico (reagente de Folin Ciocalteau). A proteína desempenha o papel de agente redutor e o processo de redução envolve a perda de um, dois ou três átomos de oxigênio do tungstato e/ou molibdato, produzindo uma ou mais espécies reduzidas que apresenta coloração azul característica, portanto, correlacionam-se os níveis de proteínas com a intensidade de absorção por intermédio de um espectrofotômetro UV-VIS. O padrão mais indicado para este tipo de determinação é a albumina de soro bovino (BSA) na forma pura e cristalizada (SCIELO).
2. OBJETIVO Construir a curva padrão de BSA, plotando absorbância versus concentração e, através de regressão linear, determinar a equação da curva e o coeficiente de correlação.
Por método espectrofotométrico, proposto por Lowry, determinar a concentração de proteínas na amostra problema.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1 Proteínas As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu