Lesoes do ombro
Trabalho elaborado para ênfase a artigos científicos sobre lesões de áreas anatômicas palpáveis. Sendo as citadas nesta pesquisa de lesões do ombro, onde seu alvo público são profissionais de odontologia e profissionais do esporte voleibol, que como mostra o artigo em anexo um dos maiores acometidos pela falta de prevenção as lesões que estão disponíveis nesta pesquisa.
Odontologia ou medicina dentária área da saúde humana que estuda e trata o sistema estomatognático compreende face, pescoço, e cavidade bucal, abrangendo ossos, articulações, dentes e tecidos. Bom uma vasta demanda de tratamentos em que o profissional odontológico em que deve exercer e precisa de movimentos repetitivos dos seu membros superiores.Onde enfatizarei o ombro ( Figura1.1),articulação de grande amplitude de movimento, pouca congruência e reforço muscular.Formado por cinco articulações, esternoclavicular, acrômioclavicular, glenoumeral, coracoclavicular, e escapulotorárcico, que possuem movimentos específicos, sendo limitados por suas estruturas ósseas, ligamentares, capsulares, tendinosas e musculares.São áreas palpáveis ao terapeuta .
Lesões no ombro são adquiridas por vários agentes presente no trabalho do médico dentário entre eles, agente biológicos, químicos, físicos,psíquicos, e mecânicos( posturas de trabalho incorretas, movimentos repetitivos prolongados). Onde mais frequentes são as: Cervicobraquialgia, Ombro doloroso, Síndrome do Desfiladeiro Torácico, Epicondilite lateral, Síndrome do Túnel do Carpo, Tenossinovite de Quervain.
Dito no artigo em anexo que considerado um problema de saúde pública ( já que não atinge somente ao profissionais da área odontológica) , devido o aumento significativo do número de caso, onde esta patologia pode até mesmo incapacita-lo temporariamente , ou até