Determinação de Peróxido de Hidrogênio
INTITUTO DE QUÍMICA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ANALÍTICA
QUIA01 – PRINCÍPIOS DA ANÁLISE QUÍMICA
RELATÓRIO DE PRÁTICA:
DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO
EM AMOSTRA FARMACÊUTICA
Salvador – BA
Maio de 2014
1. Introdução.
A Titulação redox constitui um método eletroquímico de análise quantitativa volumétrica baseada na reação de óxido-redução, na qual há transferência de elétrons entre as substâncias envolvidas, titulante – de determinado estado de oxidação definido e estável – e titulado (analito), variando, assim, os seus respectivos NOXs (números de oxidação), sendo, portanto, de extrema utilidade na determinação do estado de valência de substâncias que apresentam mais de um destes.
Neste sentido, para saber se um espécime irá se oxidar ou reduzir frente a outro, é indubitavelmente necessário avaliar suas tendências de oxidacão e/ou redução, sendo que estas se verificam a partir do potencial padrão de redução adquirido com base no eletrodo padrão de hidrogênio (potencial padrão de redução igual a zero). Neste tipo de titulação, a referência do ponto final é o potencial da solução envolvida, que tem uma variação brusca no ponto de equivalência, e o titulante pode ser um agente redutor (redutimetria) ou oxidante (oximetria).
Assim, a permanganimetria é uma oxidimetria que envolve uma reação redox (dependente da acidez do meio titulado, da temperatura, da velocidade de adição do permanganato de potássio e da velocidade de agitação), onde os átomos de manganês presentes nos íons MnO4– (de nox = +7) são reduzidos a Mn2+ (daí conclui-se que o MnO4– é um oxidante forte). O KMnO4 não é um padrão primário, pois sua obtenção não é fácil para um grau de pureza elevado. Precisa-se que a solução esteja livre de dióxido de manganês, visto que o mesmo cataliza a autodecomposição da solução de permanganato segundo a reação:
4 MnO_4^- + 2 H_2O -> 4 MnO_2 + 3 O_2 + 4 OH^-
O