Determinação de materia organica e cinzas
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA
CAMPUS DE ARARAS
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA2° aula prática Determinação de matéria orgânica e cinzas
Resumo O método geral para a determinação de cinzas totais utiliza o calor produzido em um forno mufla onde ocorre a destruição total da matéria orgânica presente na amostra, deixando somente os minerais presentes. Com essa técnica retirada da literatura aplicamos o método em laboratório para determinação das cinzas e material orgânico em amostras de banana.
Introdução
A banana é uma fruta de valor nutricional indiscutível, representa uma excelente fonte de energia de rápida absorção e fácil digestão devido ao seu teor de carboidrato. Contêm vitaminas (A e C) e minerais (cálcio, magnésio, selênio, fósforo e potássio). É a segunda fruta que mais contem potássio (100g de banana prata = 396mg de potássio). O valor energético da banana é evidenciado pelo seu alto teor energético e quantidades consideráveis de carboidratos, em torno de 23%, proteínas, 1,1%, e lipídios, 0,3% (USDA, 2011). A banana também é fonte de flavonoides, betas-caroteno (VIJAYAKUMAR et al., 2008), vitamina C e vitamina E (AMORIM et al., 2009). Os processos de determinação do conteúdo de cinzas são de grande valor em alimentos, por várias razões. Por exemplo, a presença de grande quantidade de cinzas em produtos como açúcar, amido, gelatina, etc. não é desejável. A presença de determinados minerais (carbonatos) na água pode causar problemas de incrustações nas tubulações e caldeira ou diminuir a eficiência de produtos usados na limpeza e sanitização da indústria.
Cinzas:
Cinzas de um alimento é o nome dado ao resíduo inorgânico que permanece após a queima da matéria orgânica, entre 550 – 600ºC, a qual é transformada em CO2, H2O e NO2, assim sendo, a cinza de um material é o ponto de partida para a análise de minerais específicos. Estes minerais