Humanização
Introdução
Tem-se falado em humanização no ambiente de trabalho. Mas o que significa humanização?
Humanizar significa respeitar o trabalhador enquanto pessoa, enquanto ser humano. Significa valorizá-lo em razão da dignidade que lhe é intrínseca (único).
A prática da humanização deve ser observada ininterruptamente. O comportamento ético deve ser o princípio de vida da organização, uma vez que ser ético é preocupar-se com a felicidade pessoal e coletiva.
Os envolvidos na interdisciplinaridade das UTI’s passaram a refletir profundamente sobre o assunto, procurando saber por que, apesar de todos os esforços, a imagem da UTI como local de isolamento e angústia não deixava de ser, parcialmente, uma realidade.
Como a atividade médica, que é uma profissão milenar e nasceu fundamentada no humanismo, poderia estar sendo vista por esse prisma? Por certo, a maioria dos que escolhem trabalhar numa UTI o fazem com os melhores sentimentos de solidariedade e compaixão.
Esse foi certamente um momento decisivo, pois levou todos os intensivistas a uma reação em forma de ações, estudos e reflexões para tornar essas unidades menos estressantes e impessoais e mais aconchegantes e voltadas para as necessidades individualizadas dos pacientes.
O principal objetivo da humanização é gerar satisfação ao cliente interno e externo, implementando o conceito cuidar do outro como você gostaria de ser cuidado, criando um ambiente menos hostil - o que ajuda o paciente a diminuir o nível de estresse e, consequentemente, se recuperar mais rápido.
Questões:
O que é humanização?
O que é UTI?
Como é, o paciente frente ao ambiente da UTI?
Como é humanização do atendimento?
O que é humanização?
É a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde e enfatiza a autonomia e o protagonismo desses sujeitos.
O que é UTI?
Unidade de Terapia Intensiva
Unidades complexas dotadas de monitorização contínua que admitem pacientes potencialmente graves ou