Determinação de dureza e amaciamento da agua
Relatório de aula pratica de laboratório
Determinação de dureza e amaciamento da agua
Discentes: Turma:
Docente:
Disciplina: laboratório de química tecnológica
INTRODUÇÃO
A grande maioria das águas consumida pela população humana é retirada
Geralmente de lagos e rios ou aquíferos . Estes rios sofrem todo tipo de contaminação na extensão do seu leito, já os aquíferos sofrem com a infiltração de reagentes químicos ou agrotóxicos ou ate mesmo da própria natureza quando a agua infiltrada pelo solo atinge entre seu caminho uma roxa de calcário assim deixando a agua mais dura.
Assim Estas águas precisam ser tratadas (amaciadas) por processos químicos para poder ser distribuída ou para o consumo humano, para uso em obras etc... , mas antes disto essa agua tratada precisa estar dentro das normas de potabilidade da organização mundial de saúde.
DEFINIÇÃO a dureza da agua para o consumo humano esta associada a presença de catões metálicos, de iões de cálcio (Ca²) e magnésio (Mg²+).
Para uma agua ser considerada dura ela precisa conter em sua composição valores significativos destes sais.
E é considerada macia quando contem pequenas quantidades desses sais, as aguas provenientes de áreas que tem calcário são mais duras do que a agua de regiões que tenha granito.
CLASSIFICAÇÃO
DUREZA TEMPORÁRIA/PERMANENTE
Uma agua que e dura temporariamente e gerada quando em sua composição contem a presença de carbono e bicarbonato que podem ser eliminados por meio de fervura da agua. A dureza permanente ou dureza total da agua e causada pela presença do cloreto, nitrato e sulfato, que não são removíveis com a fervura. O termo água dura foi originado em razão da dificuldade de lavagem de roupas, com águas contendo elevada concentração de certos íons minerais. Esses íons reagem com sabões formando precipitados e evitam a formação de espuma.
Os íons são provenientes de depósitos subterrâneos, como o