Determinação de densidade e teor alcoólico da gasolina comercial
LABORATÓRIO DE QUÍMICA 1
ENGENHARIA QUÍMICA
PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE E DO TEOR DE ETANOL DA GASOLINA
Maceió
2014
OBJETIVO Determinação do teor de etanol e densidade da gasolina comercial a partir de processo de separação de mistura líquido-líquido e pesagem de determinado volume de gasolina.
INTRODUÇÃO A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos muito utilizada como combustível para veículos automotores, no Brasil, é vendida misturada a etanol em uma porcentagem entre 18 25% (de etanol), a utilização de gasolina com quantidades abusivas de etanol pode causar danos aos veículos, como oxidação dos componentes metálicos além de promover um maior consumo de combustível.
MATERIAIS UTLIZADOS
-Proveta de 25ml.
-Proveta de 100ml.
-Funil de separação.
-Gasolina.
-Solução aquosa a 10% de NaCl.
METODOS
Para determinação da densidade da gasolina foi utilizada a seguinte metodologia: pesagem de determinado volume de gasolina (20ml) e calculou-se a densidade a partir da relação
D=m/v onde D é a densidade, M é a massa e V é o volume. Para determinação do teor de etanol foi utilizada a seguinte metodologia: adição de solução aquosa a 10% de NaCl a gasolina, assim o etanol presente na gasolina atraído com mais intensidade pela solução iônica do que pela fase orgânica pelo fato das interações dipolo-dipolo íon-dipolo serem mais fortes que as interações dipolo-dipolo induzido e, desta forma, deixa a fase orgânica e se junta a fase aquosa.
PROCEDIMENTO
Procedimento 1: Determinação de densidade -Pesou-se a proveta 25ml e registrou-se uma massa de 48,826g.
- Mediu-se 20ml de gasolina na proveta previamente pesada e registrou-se uma massa de 67,73.
-Sendo a massa da gasolina de 18,984 (67,73 - 48,826) sua densidade é de 0,9492g/ml.
Procedimento