Poder oxidante e redutos das substâncias simples
Alunas: Núbia Machado e Vanessa Miranda.
Professo: Abraão Felix.
1. Título: Propriedades Periódicas: Poder oxidante e redutos das substâncias simples.
2. Objetivos :
Compreender o que é substância com poder oxidante.
Compreender o que é substância com poder redutor.
Aprender propriedades períodicas das substâncias simples.
3. Fundamentação teórica:
As propriedades periódicas dos elementos da tabela periódica são características necessárias desses elementos de acordo com sua posição na tabela, ou seja, o seu número atômico.
Propriedades periódicas podem ser: raio atômico, volume atômico, densidade absoluta, eletronegatividade, eletropositividade, eletroafinidade, potencial de ionização.
A eletronegatividade é a tendência de um átomo atrair elétrons, os não-metais tem essa forte característica. Pela escala de Linus Pauling a eletronegatividade cresce na família de baixo para cima e no período da esquerda para a direita, sendo assim o Flúor é o elemento mais eletronegativo da tabela.
Já a eletropositividade é a tendência do átomo perder elétrons, e a medição é da mesma forma da eletronegatividade porém, ao contrário, na família de cima para baixo e no período da direita para a esquerda, então o Frâncio é o elemento mais eletropositivo da tabela periódica.
Quando se fornece energia a um átomo no seu estado fundamental, os elétrons realiza o salto quântico, mas se a energia for grande esse elétron é retirado do átomo, dando origem a um íon positivo A energia de ionização é a menor energia utilizada para se retirar um elétron de um átomo. O valor da energia aumenta a cada elétron retirado, o que faz com que atração entre o núcleo e o elétron da camada mais externa aumente e o raio diminua.
Os metais são mais eletropositivos, tendo assim maior poder redutor – quem oxida. Em contato com o ar, em locais úmidos os metais oxidam com extrema facilidade, por isso é preciso protegê-lo, com vernizes, lubrificantes, antioxidantes.