DETERMINA O DO TEOR DE LCOOL NA GASOLINA
Marcos Roberto Stoll, Cleonice Rodrigues da Silva e Itamara Giovanella
Resumo: A gasolina é um dos principais combustíveis utilizado por veículos automotores no Brasil. Ela é uma mistura de hidrocarbonetos saturados, (obtidos a partir da destilação do petróleo), e o álcool anidro em uma proporção de no máximo 25% em volume, sendo que há possibilidade desse percentual aumentar. No Brasil existe a Agência Nacional do Petróleo (ANP) que fiscaliza a qualidade da gasolina vendida nos postos. Na aula prática realizou-se a mesma análise de combustíveis que é feito nos postos a fim de determinar o teor do álcool e a densidade na gasolina. Com o objetivo de comparar duas amostras, para determinar a qualidade do produto e uma para verificar a densidade.
Palavras chaves: teor de álcool; gasolina; qualidade.
INTRODUÇÃO
A gasolina é o derivado do petróleo mais popular em nosso país, onde o seu consumo tem aumentado significativamente nos últimos anos. Através da destilação fracionada do petróleo, pode-se obter vários produtos derivados de grande importância econômica, como o gás natural, o querosene, o diesel, os óleos lubrificantes, a parafina e o asfalto. Mas a fração do petróleo que apresenta maior valor comercial é a gasolina, derivado de uma mistura de hidrocarbonetos saturados que contém de 5 a 10 átomos de carbono.
No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica). A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.). Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool. O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas