Determinação do teor de álcool na gasolina
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
CURITIBA
2012
SUMÁRIO
1 Introdução 3
2 Objetivos 5
2.1 Objetivo Geral 5
2.2 Objetivos Específicos 5
3 Procedimento experimental 6
3.1 MATERIAIS 6
3.2 metodologia 6
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
5 CONCLUSÕES 10
Referências 11
ANEXO – MEMORIAL DE CÁLCULO 12
Introdução
A utilização do petróleo como fonte de energia foi essencial para garantir o desenvolvimento industrial verificado durante o século XX. Através da sua destilação fracionada, pode-se obter vários produtos derivados de grande importância econômica, tais como o gás natural, o querosene, o diesel, os óleos lubrificantes, a parafina e o asfalto. Mas a fração do petróleo que apresenta maior valor comercial é a gasolina, tipicamente uma mistura de hidrocarbonetos saturados que contém de 5 a 8 átomos de carbono por molécula. (Morrison e Boyd, 1996; Solomons, 1996)
A determinação do teor de etanol na gasolina através da extração com água é muito conhecida e utilizada, pois permite aplicar ou ilustrar conceitos relacionados com medidas quantitativas, como o teor expresso em porcentagem. A interpretação dos fenômenos que ocorrem durante o experimento, considerando a estrutura das moléculas envolvidas, também pode ser explorada para permitir estabelecer relações entre as propriedades físicas e químicas dos materiais. Através do presente experimento é possível estabelecer relações entre propriedades físicas como a solubilidade e densidade, e a sua utilização no processo de identificação e quantificação de substâncias.
(Roque Cruz, 1992.)
Para extrair o álcool da gasolina basta adicionar a um volume conhecido da mistura gasolina álcool, um determinado volume de água. O álcool, como é um solvente polar, irá migrar para a fase aquosa, já que a água também é polar (semelhante dissolve semelhante). Sendo assim, depois de misturados (água + gasolina que contém