Determinação de densidade de líquidos
Determinar a densidade de diferentes líquidos e sólidos (g/mol), tais como água, álcool e caulim.
Introdução
A densidade (ou massa especifica) é a relação entre a massa (m) e o volume (v) de determinado material (seja ele sólido, líquido ou gasoso), matematicamente, a expressão usada para calcular a densidade é dada por: Densidade=MassaVolume →d=mv
Conforme se observa na expressão matemática da densidade, ela é inversamente proporcional ao volume, isto significa que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade.
A densidade depende, em primeiro lugar, do material em questão e, em segundo lugar, da temperatura deste material. Um aquecimento, por exemplo, provoca a dilatação do material (aumento de volume), o que interfere no valor da densidade.
No caso dos gases, cujo volume é muito sensível à variação de pressão, a densidade, além de depender da temperatura, depende também da pressão. Portanto, se houver mudanças de estado físico de uma substância, ocorrerão também mudanças na densidade desta substância.
Cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.
Principais Materiais
Balança Analítica
Béquer
Proveta
Caulim
Pipeta
Álcool e Água
Metodologia
Zerar a balança analítica, pipetar 10 ml de água e transferir para o béquer, colocá-lo sobre a balança e verificar o resultado da massa obtida, após o calculo da divisão da massa sobre volume completar a tabela.
Densidade=MassaVolume →d=mvZerar a balança analítica, pipetar 10 ml de álcool e transferir para o béquer, colocá-lo sobre a balança e verificar o resultado da massa obtida, após o calculo da divisão da massa sobre volume completar a tabela.
Densidade=MassaVolume →d=mvPara determinação de densidade de pós (densidade aparente) utilizamos a proveta. A densidade aparente de pós é a relação de peso por unidade de volume, incluindo os espaços vazios que