Determinação da densidade de líquidos e sólidos
Materiais homogêneos em geral, nas quantidades que habitualmente manipulados, que apresentam uma razão constante entre sua massa e seu volume; a essa razão, que pode ser definida como “massa por unidade de volume”, chamamos de densidade absoluta ou de massa específica do material (Fórmula 1). Representamos a densidade por ρ:
Fórmula 1: Densidade absoluta ou massa específica. Evidentemente, dá no mesmo dizer que a massa de um material homogêneo é proporcional a seu volume, sendo a constante de proporcionalidade chamada de densidade absoluta. Densidade relativa (dr) de um material é a relação entre sua massa específica e a massa específica de outro material tomada como padrão para comparação (a água é a substância mais usada para essa finalidade; como sua densidade é 1,00 g/mL, a densidade relativa (Fórmula 2) de um material em relação à água é numericamente igual à sua densidade absoluta, pelo menos com os três ou quatro algarismos significativos que normalmente utilizamos) (Constantino,2004). http://books.google.com.br/books?id=8L4RaCKKSAIC&pg=PA37&dq=densidade+qu%C3%ADmica&hl=pt-BR&sa=X&ei=t7NaU8eTIu3MsQT74oA4&ved=0CDQQ6AEwAQ#v=onepage&q&f=false
Fórmula 2: Densidade relativa. A densidade compactada é compactação do material através de inúmeras seqüências de batidas no recipiente, na qual varia o volume da substancia, mas o peso permanece o mesmo.
2.0 Objetivo
Determinação da densidade relativa e absoluta dos líquidos, utilizando o método de medida do picnômetro (Solução etanol 10%, solução etanol 50%, solução etanol 100%).
Determinação da densidade absoluta e densidade compactada das substâncias (Bicarbonato de sódio e Lauril sulfato de sódio).
3.0 Materiais utilizados
- 1 Pipeta graduada de 10mL;
- 1 Pêra;
- 1 Béquer de 250mL;
- 1 Picnômetro de 25mL;
- 1 Termômetro;
- 1 Balão volumétrico de 100mL;
-