Cultura e Culinária Japonesa e Chinesa
RESUMO
Pretende-se com este trabalho abordar aspectos da gastronomia chinesa e japonesa. Como surgiram, como elas influenciam a culinária de outros países, bem como suas características, seus pratos típicos e temperos. Para isto foram feitas pesquisas em sites variados. Dado que a China tem uma grande extensão territorial, numerosa população, diferentes etnias, distintos climas e costumes e variedade de produtos, não é estranho que existam diferentes estilos culinários com as suas próprias peculiaridades em técnicas de cozinha, sanduiches e pratos. A culinária japonesa desenvolveu-se ao longo dos séculos como um resultado de muitas mudanças políticas e sociais no Japão. A culinária eventualmente passou por um processo de evolução com o advento da Idade Média, que marcou o início da expansão do elitismo com a era do domínio Xogum. No começo da era moderna, mudanças significantes ocorreram, resultando na introdução de elementos de culturas não-japonesas, principalmente da cultura ocidental, no Japão.
Palavras-chave: Tradição
1 INTRODUÇÃO
A culinária é a arte de cozinhar, ou seja, confeccionar alimentos e foi evoluindo ao longo da história dos povos. Segundo seu grau de desenvolvimento, os diversos povos deixaram marcadas suas experiências e descobertas em muitas áreas da cultura. Não há nenhum povo sobre a Terra que não possua, de alguma forma, tradições ligadas com a gastronomia. A cozinha chinesa é famosa no mundo pela sua elevada técnica culinária e variedade dos pratos, constituindo uma parte da relíquia da cultura da China. A cozinha japonesa é conhecida por dar importância a sazonalidade dos alimentos, qualidades dos ingredientes e apresentação.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CULINÁRIA JAPONESA
A culinária tradicional japonesa é dominada pelo arroz branco (hakumai, 白米). Presente não só no dia a dia, os bolinhos de arroz e o saquê passaram a marcar festas como a do ano novo. A refeição é