Determinação da densidade de sólidos e líquidos
Química - noturno 1° ano
Abril/2013
Objetivos
O principal objetivo do experimento é determinar a densidade de alguns sólidos e líquidos através de medidas - apoiadas em vidrarias, balança volumétrica e em um paquímetro digital - e comparar com as densidades reais. De modo que possa se entender a possibilidade de identificar um material através de sua densidade.
Além disso o estudo deverá provar a precisão e exatidão do picnômetro, de modo que os resultados de volume e densidade deverão ser mais precisos, do que nos estudos anteriores onde foram usados como objeto de medida béqueres, provetas, buretas e balões volumétricos.
Introdução
A densidade mede a concentração de massa de um elemento em um determinado volume. É uma propriedade intensiva, portanto independe da quantidade de elemento, se tivermos pouca ou muita ou muita quantidade de determinado material a densidade será a mesma. No SI (sistema internacional), a unidade utilizada para densidade é gramas por centímetros cúbicos (g/cm³) e dá-se pela seguinte equação:
Densidade = Massa/Volume
É importante ressaltar que densidade possui algumas distinções de massa específica, ao passo que densidade medirá a relação entre a massa e o volume do objeto, considerando todo o espaço que objeto ocupa, seja ele maciço ou oco e na massa específica considera-se apenas o volume que o elemento ocupa. No caso de um objeto com o interior vazio se consideraria apenas o volume que o material ocupa desconsiderando a parte oca.
Como em nosso experimento trabalhamos com materiais maciços e líquidos, a densidade e massa específica serão utilizadas de forma análoga.
Nas medidas dos líquidos é muito importante que se preste atenção na calibração das vidrarias volumétricas, pois a exatidão dos resultados dependerá de medidas precisas e exatas. Todo resultado encontrará amparo nos valores da literatura, levando em consideração a temperatura ambiente de