Determinação da densidade de sólidos e líquidos
Laboratório de Química
RELATÓRIO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS
Determinação da densidade de sólidos e líquidos
BARÃO DE COCAIS
RESUMO
A aula prática de laboratório, proporcionou a realização de experimentos para medir a densidade de substâncias sólidas e líquidas. Os resultados obtidos, foram constatados por todos integrantes do grupo, obtendo como densidade da água 0,939 g/ml, do cobre 2,947 g/ml e do etanol 0,806 g/ml. Os resultados foram comparados com os valores da tabela da densidade dos materiais (anexo).
INTRODUÇÃO
A densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. Ela determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume. Exemplo: o mercúrio possui maior densidade do que o leite, isso significa que num dado volume de mercúrio há mais matéria que em uma mesma quantidade de leite.
A densidade nos auxilia na caracterização de uma substância. É expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3).
O cálculo da densidade é feito pela seguinte expressão:
Densidade = massa / volume
TABELA DE DENSIDADE DE ALGUMAS SUBSTÂNCIAS
PRÁTICA N° 01 – DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DOS SÓLIDOS
OBJETIVO
Medir a densidade de sólidos, no caso o Cobre (Cu), com o auxílio de materiais como a balança e vidrarias. Aplicar as fórmulas específicas para cada procedimento.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Pesou-se o béquer vazio e anotou sua massa. Pesou-se o béquer contendo o cobre, anotando novamente sua massa. Subtraiu-se o resultado da massa do recipiente cheio pelo recipiente vazio, encontrando desta forma a massa, do cobre. Em seguida, colocou-se 25 ml de água em uma proveta, adicionando em seguida o cobre para a verificação de seu volume. Após a verificação da massa e do volume calculou-se a densidade do Cobre (Cu).