Determinação de densidade de líquidos
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA I
DETERMINAÇÃO DE DENSIDADE DE LÍQUIDOS
INTRODUÇÃO Título: Determinação de Densidade de Líquidos Objetivo: Medir a densidade de líquidos diferentes; aprender a usar corretamente instrumentos de medidas (balança, proveta, bureta, becker, densímetros, picnômetros). Pesquisa bibliográfica:
ÁGUA
A densidade da água à pressão normal e à temperatura de 25 °C, é de 1,00 g/cm³, e a 4 °C, onde se atinge sua densidade máxima, é de 1,03 g/cm³.
ÁGUA DO MAR
A água do mar tem densidade que varia de 1,017 a 1,030 g/L, dependendo da posição geográfica. Isso se deve a vários fatores como as chuvas e regiões vulcânicas, dentre outros. A densidade do álcool nas mesmas condições de temperatura e pressão, é de 0,789 g/cm³. A densidade (razão da massa pelo volume) é um termo dependente da temperatura. Geralmente a densidade é medida à temperatura de 25 °C.
ÁGUA DESTILADA
A água potável deve ter certa quantidade de alguns sais minerais dissolvidos, que são importantes para a nossa saúde. A água sem qualquer outra substância dissolvida é chamada de água destilada.
ÁLCOOL
Os alcoóis geralmente são líquidos (no máximo 10 carbonos no composto) ou sólidos (mais de 10 carbonos). Algumas características específicas do álcool etílico (etanol) são: Fórmula química C2H6O, Massa molar 46.06 g mol-1, densidade 0,789 g cm-3, ponto de fusão −114.3 °C, ponto de ebulição 78.4ºC.
ETANOL
O etanol é o mais importante dos alcoóis, pois ele é um dos combustíveis que tem maior probabilidade de substituir o petróleo nas próximas décadas. É obtido através da fermentação de açúcares, como os presentes na cana-de-açúcar, milho, cevada, malte, etc, ou pela hidratação do etileno. Além de ser misturado à gasolina, ele também é o álcool que está presente nas bebidas alcoólicas, como cerveja, vodka, cachaça e o