TRABALHO
A organização mundial da saúde (OMS) estima que 10% da população de qualquer país é formada por pessoas com algum tipo de deficiência. Não os vemos cotidianamente nas ruas porque em muitas vezes estão restrito apenas ao convívio familiar, sem exercer sua cidadania em todos os espaços da sociedade.
Não é apenas a pessoa com deficiência que deve se adaptar à sociedade, mas também a sociedade que deve respeitar as diferenças e permitir que todos tenham as mesmas oportunidades.
Uma pesquisa com a nova metodologia adotada no Censo com um número de pessoas consideradas "pessoas com deficiência",nela é possivel observar a destribuição de diversos tipos de deficiencia e sua porcentagem.
As causas das deficiências são muitas. Esta compreensão é particularmente acentuada no caso do Brasil, que é presumido por dois grupos de causas principais, um geralmente característico dos países em desenvolvimento e, outro, típico das metrópoles do primeiro mundo. os problemas sociais que envolvem os portadores de deficiência física, acompanham os homens desde os tempos mais remotos da civilização. A relação da sociedade com o portador de deficiência física é dada de acordo com a época e a cultura da humanidade.
Desde a Antigüidade até os nossos dias, as sociedades demonstram dificuldades em lidar com as diferenças entre as pessoas e de aceitar as que são portadores de deficiência.
Carmo (1994, p. 21)
Este tipo de estudo distribui as causas das deficiências em dois grupos. A deficiência congênita que são aquelas provenientes desde o nascimento e a deficiência adquirida: aquelas adquiridas ao longo da vida.
O Brasil é um dos campeões em acidentes de trânsito e acidentes de trabalho, exibindo, ainda, índices crescentes de violência urbana.
Nos dias de hoje os preconceitos ainda existem em diferentes maneiras, os mitos são eternizados, as contradições de definição prevalecem, assim como as atitudes, as resistências, a não aceitação e as diversas