Determinação de cálcio no leite uht
Redenção Novembro-2012
Determinação de cálcio no leite UHT
Relatório de aula prática apresentado à disciplina de Química Inorgânica, do curso de Farmácia da Faculdade **********, como requisito para avaliação parcial, sob a orientação da Profº: ************.
Redenção Novembro-2012
1. INTRODUÇÃO
A titulação é uma técnica de análise volumétrica na qual a formação de um complexo colorido entre o analito e o titulante é usada para indicar o ponto final da titulação. São particularmente úteis para a determinação de diferentes íons metálicos em solução. Um indicador capaz de produzir uma ambígua mudança de cor é usualmente usado para detectar o ponto final da titulação. Na prática, o uso de EDTA como um titulante está bem estabelecido.
O EDTA é hexadentado, esse composto é um valioso titulante, pois ele se combina com íons metálicos em uma proporção de 1:1 (metal : EDTA) independente da carga do cátion.
Muitos cátions foram precipitados de hidróxido no pH necessário para titulações com EDTA. Para evitar esse problema é necessário adicionar um agente complexante auxiliar que vai manter o cátion em solução com os íons metálicos e, como consequência, compete com a reação básica da titulação. Há cerca de 200 compostos que podem atuar como indicadores do ponto final nas titulações do EDTA com os íons metálicos. A maioria destes são compostos orgânicos que formam quelatos coloridos com os íons metálicos em um intervalo de pM (- log [M]) característico do cátion e do indicador . O comportamento de tais indicadores é tanto complicado pelo fato de que a sua cor depende do pH da solução. Eles podem reagir com os íons H+, assim como o fazem com o cátion, apresentando um comportamento análogo ao de um indicador ácido-base.
2. OBJETIVO
Determinar o cálcio no leite através de titulação.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
* Béquer 10 mL; * Espátula;