Fisica 2 forca elastica
• Conhecer os equipamentos (dinamômetro) e seus erros e precisões.
• Verificar-se a constante elástica de uma mola e seu alongamento pela determinação direta do coeficiente em relação à força aplicada à mola, verificando assim sua deformação.
• Verificar associação de molas em serie e em paralelo.
• Observar através do processo (em serie e em paralelo) suas deformações.
2. Introdução teórica
Neste experimento iremos trabalhar os conceitos da força elástica sendo conhecer a força, determinar constante elástica entre outros conceitos a serem analisados. Quando uma mola sofre uma pressão ela se deforma em um determinada elongação, ou seja , dependendo da força aplicada sobre ela ,teremos uma elongação proporcional a força aplicada. Uma das características de uma mola é se restaurar se retira essa força aplicada ela volte ao seu estado normal. no que podemos dizer ela se restaura até uma certa força aplicada . Segundo a lei de Hooke podemos calcular pela equação F = - K . X constante elástica, vetor deformação da mola e força. Para medir forças, um dos instrumentos utilizados é o dinamômetro de mola, que funciona baseado na Lei de Hooke. Quando a deformação (x) da mola é elástica, cessando a ação da força (F) que produziu a deformação, a mola volta à posição inicial devido à ação da força elástica (Fel).
3. Material utilizado
No decorrer da experiência Força Elástica utilizamos alguns materiais essenciais para a realização, como um Tripé Universal da Cidepe, no qual foi utilizado como base para prender as molas, conforme ilustrado na Fig. 1.
Duas Molas do mesmo tamanho e sem deformação Fig. 2, utilizadas para determinamos a força elástica, após prendemos os pesos nelas. Um Suporte Fig. 3, utilizado como auxilio para prender o peso nas duas molas juntas.
Um Gancho de 0,14 gramas ilustrado na Fig. 4, usado para prender os quatro pesos utilizados na experiência.
Quatro Pesos conforme ilustrado na Fig. 5, são três