Relatorio fisica
1. Introdução
Um corpo que sofre a ação de uma força sob ele, se deforma, portanto quando aplicamos uma força F a uma mola, provocamos na mesma uma deformação x. Chamamos de força elástica a força exercida por uma mola. Se alongarmos ou comprimirmos uma mola, ao cessar a atuação dessa força, a mola recupera a sua forma original, ou seja, ela volta ao estado relaxado então se diz que a deformação foi elástica.
Figura 01: Deformação elástica
Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/energia-potencial.htm
A força elástica é dada pela Lei de Hooke (figura 02 e 03), em homenagem a Robert Hooke cientista inglês do século XVII, que é a lei da física relacionada a elasticidade de corpos, que serve para calcular a deformação (x) causada pela força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes a característica constante da mola (k) ou do corpo que sofrerá deformação. A Lei de Hooke também diz que a intensidade da força é diretamente proporcional à deformação provocada, e é expressa matematicamente da seguinte forma: ou
Figura 02: Lei de Hooke Figura 03: Lei de Hooke Fonte: www.vestibula1.com.br Fonte: www.vestibula1.com.br = Força elástica (Newton N) Obs.: O sinal negativo na expressão significa k = Constante elástica da mola (Newton por metro N/m) que o vetor força elástica (Fel) atua no sentido x = deformação (metro m) contrário ao vetor deformação (x).
2. Objetivos
Os objetivos do experimento são:
•