Determinação de amônia em sais de amônio
DIRETORIA ACADÊMICA
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA – SUBSEQUENTE
DISCIPLINA: FÍSICO-QUÍMICA DO EQUILÍBRIO
PROFESSOR: ÉRICO NETO
DETERMINAÇÃO DE AMÔNIA EM SAIS DE AMÔNIO
ANTONIA EDNA
CARMEM MARTINS
MICHEL MARTINS
SUZANE CRISTINE
MACAU-RN
JUNHO, 2012
TÍTULO
Determinação de amônia em sais de amônio
INTRODUÇÃO:
O interesse comercial nos sais de amônia é muito grande devido à sua utilização como fertilizantes. Muitos deles são obtidos diretamente da amônia (NH3), como o nitrato de amônia (NH4NO3), e outros são obtidos como subprodutos da destilação da hulha, como as águas amoniacais, que contêm principalmente, sulfato de amônio (NH4S04). O valor comercial do sal de amônio é uma função do seu teor em nitrogênio (ou amônia).
Será utilizado o método indireto (titulação de retorno) no qual o sal de amônio reage com a solução padronizada de NaOH e está será contratitulada com a solução padronizada de HCl.
Exemplo: Supondo-se que não se tem nenhuma informação sobre o teor de nitrogênio da amostra, pesa-se - 0,1 g da amostra. A reação que ocorre entre o sal e o NaOH 0,1 mol/L é:
então:
0,1 g = 0,1. V 53,5 g/mol
V = 0,019 L ou 19 mL que seria o volume gasto 'de NaOH para reagir com todos os íons NH4+ contidos na amostra. Assim, o volume de 50,00 mL deve ser suficiente para reagir com os íons NH4+ e ser contratitulado com o HCl 0,1 mol/L. No entanto, deve ser feita uma determinação prévia e após a análise dos resultados obtidos, tanto a massa da amostra como o volume do NaOH podem ser ajustados. O método escolhido implica no deslocamento da amônia de seu sal e sua completa eliminação do sistema, o que pode ser feito com aquecimento. A investigação da completa eliminação do sistema pode ser feito por aquecimento. A investigação da completa eliminação pode ser feita com um papel de tornassol ou com uma solução de um sal de mercúrio (I) ou