Preparação e padronização de uma solução de ácido clorídrico, concentração analítica de aproximadamente 0,1mol/L e determinar amônia em sais de amônio.
Discentes:
Dilton Martins Pimentel
Isabela Fernandes Rodrigues
Laís Daniele Barboza
Marcela Portes de Castro
Diamantina, 07 de outubro de 2009
1. Introdução:
Tanto na área científica como tecnológica (na indústria), freqüentemente é necessário determinar a composição e a concentração de um determinado sistema.
Na análise Volumétrica, o reagente de concentração conhecida é o titulante e a substância de concentração desconhecida é o titulado. Assim o processo de se juntar a solução padrão até que a reação esteja completa é a titulação.
O ácido clorídrico concentrado pró-análise (P.A.) não é substância padrão, pois a sua concentração é função de sua densidade, e varia com o tempo. A solução 0,1M é preparada pela diluição de certo volume de ácido concentrado. Por ser padrão secundário, a solução precisa ser titulada com uma das substâncias de padrão primário: Bórax (tetra borato de sódio, Na2B4O7. 10 H2O) ou carbonato de sódio P.A. (Na2CO3).
O carbonato de sódio anidro é um produto químico adequado para preparar uma solução-padrão (como um padrão primário). A molaridade do ácido clorídrico pode ser encontrada através do padrão primário.
A titulação por retorno ou indireta consiste na reação de um excesso conhecido de um reagente padrão com à amostra; e a reação de um segundo reagente padrão para titular o excesso do primeiro reagente. Titulações de retorno são usadas quando o ponto final da titulação de retorno é mais claro que o ponto final da titulação direta, ou quando um excesso do primeiro reagente é necessário para a reação completa com a amostra.
A amônia é coletada sobre um excesso conhecido de uma solução padrão de ácido forte. Após a reação a quantidade de ácido que ficou sem reagir é determinada por titulação com uma solução padrão alcalina. Um indicador com