Dosagem de amônia num sal de amônio
Aluno: Guilherme Cardoso da Silva
Nº: 10
Turma: QUI3A – T2
Disciplina: Laboratório de Química Analítica Quantitativa
Belo Horizonte
17 de Agosto de 2011
Determinação do teor de amônia em um sal de amônio
Relatório apresentado para avaliação na disciplina de Laboratório de Química Analítica Quantitativa, do Curso Técnico de Química do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, ministrado sob orientação da professora Jeannette Magalhães
Belo Horizonte
17 de Agosto de 2011
Introdução
A análise volumétrica é aquela em que se pode-se determinar a concentração de uma determinada substância a partir de um volume conhecido desta que reage com um certo volume de outra substância de concentração conhecida. A esta solução de concentração conhecida damos o nome de solução padrão.
Comparando-se a volumetria à gravimetria, tem-se que a segunda é mais precisa do que a primeira, pois o volume medido em uma pipeta volumétrica ou em uma bureta é menos preciso do que a massa medida em uma balança analítica. Porém, se o analista traalhar com os cuidados exigidos pela Análise Química, as diferenças são mínimas.
Pode-se classificar a volumetria de acordo com o tipo de reação que ocorre durante a titulação, assim temos: volumetria de neutralização, volumetria de precipitação, volumetria de complexação e volumetria de oxi-redução.
A volumetria de neutralização consiste na variação da concentração de íon H+ devido a uma reação entre uma substância de caráter ácido e uma de caráter básico em meio aquoso, ou seja, uma reação de neutralização.
H+ + OH- H2O
Reação de Neutralização
No entanto, não é possível titular diretamente os sais de amônio com uma base, devido à inexistência de um salto de pH na curva de titulação. Utiliza-se, então, o método da titulação por retorno, ou seja, a amônia é determinada quando um sal de amônio é tratado com um excesso de uma base forte padrão, como o NaOH,