Tipos abstratos de dados
Tipo de dado abstrato é um encapsulamento (agrupamento de subprogramas e dos dados que eles manipulam) que inclui somente a representação de dados de um tipo específico de dado e os subprogramas que fornecem as operações para esse tipo.
Satisfaz às seguintes condições:
a. A definição do tipo e suas operações estão contidas em uma única unidade sintática;
b. Outras unidades de programa tem permissão para criar variáveis de tipo definido;
c. A representação de objeto do tipo não é visível pelas unidades de programas que usam o tipo, as únicas operações possíveis são as oferecidas na definição do tipo.
Vantagens:
• Organizar o programa em unidades lógicas que podem ser compiladas separadamente;
• Modificações são feitas em um único ponto;
• Código do cliente não depende das representações criadas;
Exemplo de tipo abstrato de dados: Um objeto de uma classe. PlaySound beep = new PlaySound();
2) Como os objetos da classe Java são criados?
Criamos objetos em Java de forma muito similar a criação de variáveis de tipos primitivos. Se uma aplicação quisesse usar a classe Círculo, poderia declarar uma variável deste tipo da seguinte forma: Círculo círculo; //Esta sentença cria uma variável círculo do tipo Círculo.
Mas isso não é suficiente para acessarmos os métodos e atributos públicos da classe. A sentença acima somente declara uma variável, mas não cria um objeto da classe especificada. Em Java, objetos são criados usando o operador new. círculo = new Círculo ();
3) Como os objetos da Classe C++ são criados?
Objetos de uma classe são criados em C++ declarando-os de forma semelhante às variáveis. Por exempo, x poderia ser declarado como um objeto da classe intervalo por: intervalo x; Esse objeto possui suas próprias variáveis privadas - esq e dir – e está equipado com as funções definidas na sua classe. O construtor (a função intervalo) pode ser ativado para a criação de um objeto com