Determinação da porcentagem de álcool na gasolina
Nesse item o objetivo é determinar se a quantidade de álcool presente na gasolina está correta, com base nos experimentos feitos no Laboratório de Ciências e de acordo com o que determina a legislação brasileira, utilizando conhecimentos de densidade, separação de misturas e polaridade molecular.
Gasolina adulterada se caracteriza pela adição irregular de qualquer substancia, sem recolhimento de impostos, com vistas à obtenção de lucro. Ela recebe elementos que a diferenciam da gasolina comum, como o dióxido de enxofre e solventes.
Materiais e Métodos
Os materiais que foram utilizados nesse experimento foram:
Gasolina;
Uma proveta de 200 ml
Uma pipeta graduada;
Uma pisseta;
Becker;
“Pera de borracha”
Água comum.
Primeiramente colocamos água dentro da pisseta (como não tinha água destilada, colocamos água normal, mas o correto é colocar água destilada dentro de uma pisseta). Despejamos 200 ml, da água que estava dentro da pisseta, no Becker. Colocamos na pipeta uma “pera de borracha” (para a melhor sucção da água) e fomos sugando a água de dentro do becker e colocando dentro da proveta até chegar em 100 ml. Quando a água já estava onde nós queríamos, fomos colocando a gasolina de 10 em 10 ml. Colocamos 30 ml de gasolina na proveta. A cada 10 ml colocados, a água ficava turva e quando foram colocados os últimos 10 ml de gasolina, a água já estava completamente turva.
Resultados e Discussão do Experimento À medida que a água e gasolina se misturavam, elas ficavam heterogêneas e depois de um tempo elas se separavam. Em baixo ficou a água e, em cima, ficou a gasolina. Isso aconteceu por causa da densidade. A água é mais densa do que a gasolina e, portanto, a água ficou em baixo e a gasolina em cima.
Mas, e o álcool? O álcool contido na gasolina dissolveu-se na água porque suas moléculas são polares como as da água.
O Va’ (volume da água depois que foi agitada com a gasolina) foi de 46 ml e o Vg’ (volume da gasolina depois que foi