Relatório que Química
Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda
EEIMVR
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO
DISCIPLINA: Química Geral Experimental
Data da Experiência: 16/10/2013
Prática nº 5
VOLTA REDONDA/2013
Determinação da Porcentagem de Álcool na Gasolina
1. Introdução
Quando duas moléculas se aproximam há uma interação de seus campos magnéticos o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula (polar ou apolar).
A gasolina, por exemplo, é apolar. Ela é um produto intermediário do petróleo, formada por mais de 200 tipos de hidrocarbonetos de 5 a 20 átomos de carbono, além de outros componentes em quantidades menores. Assim, é possível entender por que a gasolina não tem fórmula definida, variando conforme o petróleo e o seu refino.
No Brasil, adiciona-se álcool anidro à gasolina, e a quantidade de etanol presente permitido é um teor de 20% a 25% com uma margem de 1% para mais ou para menos. O excesso ou a falta de álcool na gasolina pode proporcionar mau desenvolvimento das máquinas a serem abastecidas. Por esse motivo, há a preocupação de realizar testes que indiquem o teor de etanol na gasolina.
Observa-se que a gasolina, um sistema homogêneo (pois contém álcool), quando misturada com água-álcool – também um sistema monofásico – um sistema bifásico aparece. Isso ocorre porque a gasolina, contendo álcool, é misturada à água e o álcool é extraído pela água, concluindo um sistema gasolina-água/álcool devido às forças de interação.
2. Objetivo
Por meio do experimento, determinar a porcentagem de álcool presente na gasolina, verificando desta forma se esta se enquadra dentro das normas técnicas vigentes e, consequentemente, em condições de uso.
3. Parte Experimental
3.1 Materiais Utilizados
* Proveta 50 ml
* Pipeta volumétrica
* 25 ml gasolina
* 25 ml NaCl