Extração do alcool presente na gasolina
Relatório sobre a prática de extração do álcool presente na gasolina realizada em laboratório pelos alunos da turma de engenharia elétrica da faculdade Pitágoras – Ipatinga.
INTRODUÇÃO
Ultimamente no Brasil a qualidade da gasolina tem sido bastante questionada, a determinação de sua composição é de extrema importância já que existem diversas formas de alteração com solventes orgânicos que são prejudiciais aos motores dos automóveis.
Um componente que merece destaque, presente exclusivamente na gasolina brasileira, é o etanol. O principal papel deste componente é atuar como antidetonante. Segundo a determinação estabelecida pela Agência Nacional do Petróleo – ANP, a quantidade de etanol presente na gasolina deve ser entre 18% e 25% em volume.
A falta ou excesso de álcool em relação aos limites estabelecidos pela ANP compromete a qualidade do produto que chega aos consumidores. Assim, se torna de grande importância a avaliação da composição da gasolina, verificando se o teor de álcool é adequado.
Uma forma muito conhecida e utilizada para determinar o teor de etanol na gasolina é através da extração com água, que permite aplicar conceitos relacionados com medidas quantitativas, por exemplo, o teor expresso em porcentagem.
A interpretação dos fenômenos que ocorrem durante o experimento, considerando a estrutura das moléculas envolvidas, também pode ser explorada para permitir estabelecer relações entre as propriedades físicas e químicas dos materiais. Através do presente experimento é possível estabelecer relações entre propriedades físicas como a solubilidade e densidade, e a sua utilização no processo de identificação e quantificação de substâncias.
OBJETIVO
Neste experimento temos como objetivo a determinação do teor de álcool na gasolina.
MATERIAIS E REAGENTES
1. Proveta 100 mL
2. Gasolina
3. Balão volumétrico 50 mL
4. Balão volumétrico 25 mL
5. Solução NaCl