Empreendedorismo
2º Ciclo RH - Prof.ª - Aluno:
Flávio Augusto da Silva
O carioca Flávio Augusto da Silva fundou a Wise Up, escola de inglês para adultos que depois se tornou uma rede com 500 unidades, sem falar uma única palavra do idioma. Ele só começou a estudar inglês quando a centésima unidade da Wise Up foi inaugurada. Em compensação, era um vendedor nato e sabia se comunicar como ninguém na hora de conseguir clientes. Essa habilidade o fez conseguir mil alunos em 1995, ano em que a escola foi fundada no centro do Rio de Janeiro.
Silva faz parte da nova geração de bilionários que enriqueceu nas últimas duas décadas. Até os 19 anos, ele morava na periferia da capital fluminense, no bairro Jabour, que fica perto de Bangu, na zona oeste da cidade. Hoje, aos 41, vive com a família em Orlando, na Flórida, e está no meio de um ano sabático. Nos últimos oito meses, ele, a esposa, Luciana, e os três filhos, de 2, 11 e 13 anos, se revezaram entre Barcelona e Londres. Agora, a família decidiu “sossegar um pouco” em Lisboa, onde acaba de se mudar para uma belíssima casa em uma das áreas mais nobres da cidade. Mas a Austrália ainda está no roteiro.
SABÁTICO PERO NO MUCHO
Essa vida de nômade de luxo é resultado da venda do grupo Ometz, que, além da Wise Up, reúne outras escolas de ensino de inglês (Wise Up Teens, Wise Up Offshore, You Move e Go Getter), para a Abril Educação, em fevereiro deste ano, por R$ 900 milhões. Com o negócio, o ex-vendedor de cursos de inglês passou a ser o segundo maior acionista da Abril Educação. Workaholic assumido, Silva subverteu o significado da expressão “sabático”, que é um tempo de descanso, de afastamento do trabalho. Em abril deste ano, por exemplo, em pleno período que ele próprio determinou para se manter distante dos negócios, comprou um clube de futebol profissional nos Estados Unidos, o Orlando City Soccer Club, da cidade de Orlando – ele é dono de 87% das ações, enquanto o restante está com o