Determinação da densidade de um sólido.
Prática 02: Instrumentos de laboratório, experimento 06: Determinação da densidade de um sólido.
Maringá
2012
Introdução O objetivo do experimento foi determinar a densidade de dois sólidos de formas irregulares, cobre e ferro, a partir de valores de massa e volume de amostras destes materiais. A densidade é uma das propriedades físicas da matéria, sendo específica para cada material e serve para identificar uma substância. Pode ser obtida pelo quociente entre massa e volume de um material, medindo assim, o grau de concentração de massa em determinado volume. É inversamente proporcional ao volume, isto significa que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será sua densidade. Sua unidade é expressa em quilogramas por metro cúbico. (kg/m³) A massa é uma medida direta da quantidade de matéria em uma determinada amostra, sendo expressa em quilogramas, podendo ser calculada a partir de instrumentos específicos, como balanças. Volume é a quantidade de espaço ocupada por um corpo, sendo obtido através do tamanho ou a extensão tridimensional desse corpo. Sua unidade é expressa em metros cúbicos. (m³)
Procedimento
Para a realização do experimento, primeiramente selecionou-se cinco amostras de ferro e cinco amostras de cobre, e antes de feito a determinação da massa em uma balança semi-analítica, foi realizada uma limpeza no material para que outros resíduos não interferissem nas conclusões das medidas.
Colocou-se com a ajuda de um pissete, cerca de 7 mL de água em uma proveta de 10 mL, e a leitura do volume foi realizada corretamente na proveta. Após isso, colocou-se cuidadosamente na proveta inclinada para não quebrá-la, a amostra de sólido,