DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE SÓLIDOS
ATIVIDADE PRÁTICA LABORATÓRIO Nº 2
WILLIAM GONÇALVES SOARES
EDIERLY OLIVEIRA GUIMARÃES
SANDEY VICTOR RAMOS SANTOS
RODRIGO FERNANDO DOS PASSOS
MARCOS ANTÕNIO BUENO DOS SANTOS
BRUNO LIMA DE MEDEIROS
QUÍMICA
“DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE SÓLIDOS” PROFESSOR:
MARCELO MÁRIO AMENDOLARA
SETEMBRO / 2014
1. RESUMO
Neste relatório será descrito com foi realizado o trabalho prático de laboratório para determinação da densidade de amostras de materiais sólidos, onde os resultados obtidos serão comparados com as densidades teóricas existentes.
2. OBJETIVO:
Determinar a densidade de amostras de sólidos, utilizando técnicas de laboratório, através da massa da amostra pelo seu volume. Comparar os resultados obtidos com os valores teóricos existentes, determinando sua variação se houver.
3. INTRODUÇÃO
A densidade é uma característica específica das substâncias. Ela é determinada através da razão entre a massa de uma amostra e o volume ocupado por esta massa (d = m/v). A determinação da densidade é usada em muitas áreas para qualificar determinadas propriedades de um material. É uma propriedade física assim como o ponto de fusão, ponto de ebulição e solubilidade. Segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é expressa em quilogramas por metro cúbico (kg/mᵌ). Porém, é mais comumente utilizada as unidades de gramas por centímetro cúbico (g/cmᶟ) ou gramas por mililitro (g/ml). A massa de um objeto pode ser medida facilmente com uma balança, e o seu volume determinado pela multiplicação de sua largura (L), comprimento (C) e altura (H). Também pode ser determinada segundo o princípio de Arquimedes (método de flutuação), onde um corpo imerso em um líquido aparentemente perde peso em quantidade igual ao peso do líquido que desloca, ou seja, determina-se a massa de um sólido, em seguida