Determinação da densidade de sólidos
Experiência 1: EMPUXO MATERIAL: - 1 dinamômetro - 1 recipiente de PVC com alça - 1 cilindro de PVC - água e álcool - 1 cilindro de alumínio - 1 becker de 250 ml - 1 tripé com haste - 1 grampo p/ haste
PROCEDIMENTO : - Verificar o princípio de Arquimedes, utilizando para isso o dispositivo representado na figura. O cilindro C ocupa exatamente a capacidade do recipiente R. Isto significa que a água deslocada por ele, quando inteiramente submerso, cabe toda dentro do recipiente. (Cilindro e recipiente foram feitos de PVC)
- Seguir as etapas descritas abaixo para efetuar o experimento. 1 - Suspender o conjunto recipiente / cilindro no dinamômetro. Anotar o peso do conjunto. 2 - Submergir apenas o cilindro C na água. Anotar a nova leitura do dinamômetro. Lembrar que o dinamômetro não pode molhar! 3 - A diferença entre as leituras feitas nos itens 1 e 2 corresponde ao módulo da força de empuxo exercida pela água sobre o cilindro de PVC. Qual o valor obtido? 4 - Colocar água no recipiente R, até completá–lo, mantendo–se o cilindro submerso como mostra a figura acima comparando a leitura do dinamômetro com aquela feita no item 1. O que percebemos? 5 - Repetir toda atividade (itens de 1 a 4) com álcool no lugar da água. Nota: não jogue o álcool fora nem misture o mesmo com a água!!! 6 - Verificar que, no caso de submersão parcial de um corpo regular como o cilindro C, o empuxo é proporcional ao volume (ou à altura) da parte submersa. 7 - Repetir os itens de 1 a 3 (determinação do módulo da força de empuxo) utilizando, em lugar do cilindro de PVC, um cilindro de alumínio.
Responda: 1 – Qual o Princípio de Arquimedes? Enuncie-o. 2 – Por que o gelo possui grande parte de seu volume submerso na água? 3 – Explique como Arquimedes verificou se o material de uma coroa era de ouro puro.
Experiência 2A: PRINCÍPIO DOS VASOS COMUNICANTES
MATERIAL: -