determinação da densidade de sólidos
Título: Determinação da densidade de sólidos
Nome:
Turma: 1º Período Biotecnologia/ UNIFAL
RESUMO
Neste trabalho, será apresentada uma experiência simples para determinação de densidade de sólidos pelo princípio de Arquimedes, cujo equipamento básico é uma balança comum de laboratório e uma proveta. Como a densidade é uma grandeza obtida de forma indireta (através de fórmulas), é necessário o conhecimento de uma certa massa em razão de um determinado volume do objeto em questão.Após a medição da massa, coloca-se este imerso em líquido, nota-se que a variação do conteúdo é aproximadamente o seu volume.
Palavras-chave: Densidade, sólidos, princípio de Arquimedes, proveta.
OBJETIVOS
Determinar a densidade dos sólidos a partir de medidas indiretas, adquirindo-se então, as grandezas desta, por meio de medidas diretas. Sendo o volume obtido pela técnica de deslocamento de líquido na proveta, e a massa por meio de medição em balança, obtendo-se a densidade através de diferentes cálculos com tais medidas.
INTRODUÇÃO
A densidade é a grandeza que relaciona a massa com o volume. (D=m/v). A determinação da densidade de sólidos pode ser muito simples se o objeto se apresentar numa forma geométrica regular. Entretanto, em laboratórios determina-se a densidade de objetos de forma irregular (quantidade de impurezas e bolhas de ar) utilizando a técnica do volume deslocado de Arquimedes: "Todo o corpo total ou parcialmente mergulhado num fluído sobre uma impulsão de baixo para cima é igual ao peso do volume de fluído deslocado. Se o peso do corpo for inferior à força de impulsão exercida pelo fluído, flutua parcial ou totalmente à superfície; se o seu peso for igual à impulsão, o corpo fica em equilíbrio abaixo da superfície, se o seu peso for superior à impulsão, o corpo mergulha”. Determinando assim, a densidade de objetos com formas irregulares.