Gestao
Os sistemas de contabilidade
Os sistemas de contabilidade recolhem e tratam informação que serve em primeiro lugar para a análise e tomada de decisão por parte da gestão da empresa.
Esta informação serve também para a análise por parte de terceiros e para o cumprimento de obrigações legais da empresa ou organização.
A escrituração contabilística
A escrituração contabilística é a primeira e mais importante das técnicas contabilísticas , pois somente a partir dela que se desenvolvem as demais técnicas de demonstração, analise e auditoria, sua finalidade é a de fornecer a pessoas interessadas informações sobre um patrimônio determinado.
Todo fato da entidade deverá ser escriturado, para este fim devem ser utilizados livros contabilísticos, que devem seguir critérios intrínsecos e extrínsecos, de acordo com a legislação. Alguns livros são obrigatórios, tais como o Livro Diário e o Livro Razão.
O método utilizado para a escrituração contabilístico é o método das partidas dobradas, desenvolvido pelo frade Luca Pacioli em 1494, neste método todo lançamento deverá conter a origem e o destino do mesmo, ou seja, para todo débito haverá um crédito de mesmo valor, ou vice-versa.
Na escrituração dos livros contabilísticos algumas formalidades devem ser observadas, estas formalidades se subdividem em dois tipos:
* Formalidades Extrínsecas São as formalidades relacionadas à apresentação ou aparência dos livros, esta formalidade exige por exemplo que os livros, sejam encadernados, que tenham suas folhas numeradas tipograficamente, possuam termo de abertura e de encerramento em que conste entre outras informações a assinatura do responsável, a identificação da empresa e do livro, espécie de livro, número de páginas e número de ordem, etc.
* Formalidades intrínsecas: São as formalidades relacionadas à escrituração propriamente dita, segundo as formalidades intrínsecas os livros de escrituração devem obedecer a