detecção
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR GÂNDARA
Anderson Thiago Bravi
Danilo Augusto Risso
Diego H. Boldo
Fernando José Salvador Pedro
Rafael Silva Prado
04/03/2009
ERRO OPERACIONAL
Woman Shoes é uma empresa localizada no distrito industrial X, na cidade de Jaú, interior de São Paulo. Há cinco anos no mercado, Woman Shoes tem sua produção voltada para o calçado feminino, tendo em seu início uma produção de 100 pares por dia.
Com o passar do tempo a empresa passou por algumas mudanças de planejamento e estrutura, conquistando assim novos clientes e atingindo uma produção diária de 600 pares.
Com o aumento da demanda produtiva a empresa teve a necessidade de aumentar o numero de funcionários de oito para 40, sendo estes divididos nos seguintes departamentos:
Gerência – 1 gerente;
Compras – 1 comprador;
Escritório – 1 PCP; 1 para contas a pagar e a receber; 1 para RH e departamento pessoal; 1 recepcionista;
Almoxarifado – 1 chefe; 2 auxiliares;
Corte/Pesponto – 1 chefe; 3 cortadores; 4 pespontadores; 8 auxiliares;
Produção/Montagem – 1 chefe; 14 auxiliares;
Durante a produção de um pedido de 5.000 pares de um determinado cliente, o mesmo contata a empresa solicitando uma alteração em seu pedido. O cliente pede para que fosse acrescentado um enfeite no formato de uma estrela na cor prata na parte superior do sapato.
A alteração é passada ao chefe de montagem, que constata que o pedido original esta pronto, faltando apenas aplicar a alteração desejada pelo cliente.
O chefe de montagem vai ate o almoxarifado para solicitar os enfeites necessários para que possa ser feita a alteração no pedido. Após receber a solicitação do chefe de montagem, o chefe de almoxarifado vai até o departamento de compras para solicitar a compra do material para o comprador. O chefe do almoxarifado pede ao comprador para que sejam compradas 10.000 peças do enfeite em forma de estrela na cor