detecção de fraudes
História, Objetivos e Aspectos.
A auditoria externa ou auditoria independente surgiu como parte da evolução do sistema capitalista. No inicio as empresas eram fechadas e pertenciam a grupos familiares. Com a expansão no mercado e o acirramento da concorrência houve a necessidade de a empresa ampliar suas instalações fabris e administrativas, investir no desenvolvimento tecnológico e aprimorar os controles e procedimentos internos em geral, principalmente visando a redução de custos e, portanto tornando mais competitivos seus produtos e serviços no mercado.
A auditoria é um levantamento de estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade. É constituída por um conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre sua adequação, pertinente a legislação especifica. Consiste em evitar nas empresas situações que propiciem fraudes, desfalques e subornos através de testes regulares nos controles internos específicos de cada organização.
A auditoria atualmente é um meio indispensável de confirmação da eficiência dos controles e fator de maior tranquilidade para a administração de maior garantia para investidores bem como para o próprio fisco que tem a auditoria o colaborador eficiente e insuspeito, que contribui indiretamente para melhor aplicação das leis fiscais. A principal vantagem da auditoria externa é sua independência, pois não se envolvem com o ambiente de trabalho evitando embaraços e possíveis constrangimentos. O trabalho de auditoria abrange além de fatores técnicos, fatores psicológicos: as pessoas, ao saberem que há um controlador inibem qualquer iniciativa de cometer irregularidades. As principais áreas de atuação é o saldo das contas do balanço, contabilidade, sistema de informática, folha de pagamento e faturamento da área financeira. É importante calcular o custo beneficio da operação, as vezes, o