portugues
O Título
Ao lermos o título “Faz de conta” somos remetidos, quase automaticamente, para a ideia de algo que não é a realidade, algo concebido pela imaginação, ou pela vontade de vivenciar algo, como por exemplo, (ser outra pessoa, experienciar coisas novas, às vezes ate impossíveis de realizar/concretizar), com recurso ao pensamento ou através de uma brincadeira, o que acontece mais com as crianças quando brincam ao faz de conta que sou? Pai, mãe, profissões, animais, etc.
Resumindo
Brincadeira/ Jogo infantil
Mundo dos pensamentos, da ilusão, da criatividade que nos traz por vezes boas sensacões.
Ligação com o texto
O título está ultimamente ligado ao texto lírico que estamos a apresentar, uma vez que está presente ao longo de todos os seus versos como sendo vital ou como se de uma palavra-chave se tratasse.
Mas para além disto, o poema concede-nos a possibilidade de quase logo obtermos a ideia principal do poema.
Basta lermos o título e logo a seguir somente um dos versos para observamos a tenue linha existente entre o significado do título e do poema.
Tema e assunto
Após a análise do poema, conclui-se que o tema do poema é o desejo, o sonho e até o amor.
O assunto do poema será a descodificação das palavras chave acima referidas, pois o poeta demonstra a vontade de estar sempre presente independentemente daquilo que o outro sujeito será, do que se passará, deseja ser tudo, só para poder estar perto de quem quer. Aqui é evidenciada uma amizade forte ou um grande amor , como se verifica nos versos “-Faz de conta que sou abelha./-Eu serei a flor mais bela.”, pois nestes versos há uma certa intimidade/contacto, entre uma flor e uma abelha.
Este poema está inserido num diálogo, onde se pode verificar isso através do uso de travessões no início de cada verso no qual cada estrofe é constituída por 2 versos, ou seja, um dístico. É evidente o