Desvios da coluna
1. Postura lordótica
Caracterizada por um aumento no ângulo lombossacro (o lombo que a borda superior do corpo da primeira vértebra faz com a linha horizontal , que é idealmente 30 graus ), um aumento na lordose lombar e um aumento na inclinação pélvica anterior e flexão de quadril. É vista frequentemente como uma cifose torácica aumentada e protração da cabeça, e é chamada de postura cifolordótica.
a) Fontes potenciais de dor:
(1) Sobrecarga no ligamento longitudinal de dor
(2) Estreitamento do espaço intervertebral posterior e forame intervertebral.Isso pode comprimir a dura e vasos sangüíneos da raíz nervosa relacionada , ou a própria raíz nervosa , especialmente se existem alterações degenerativas na vértebra ou disco.
(3) Aproximação das facetas articulares .As facetas podem se tornar sustentadoras de peso, o que pode causar irritação sinovial e inflamação articular.
b) Desequilíbrios musculares observados
(1) Músculos flexores do quadril retraídos (iliopsoas, tensor da fáscia lata, reto femoral) e músculo extensores lombares (eretores da espinha).
(2) Músculo abdominais alongados e fracos (reto abdominal, oblíquo interno e externo).
c) Causas comuns
Má postura mantida, gravidez, obesidade, músculos abdominais fracos.
2. Postura relaxada ou desleixada
Também chamada dorso curvo. A quantidade de inclinação pélvica é variável, mas geralmente ocorre um deslocamento de todo o segmento pélvico anteriormente resultando em extensão do quadril, e deslocamento do seguimento torácico posteriormente resultando em flexão do tórax na coluna lombar superior. Isso resulta em aumento da lordose na região lombar inferior, cifose aumentada na região torácica inferior e geralmente protração da cabeça. A posição da coluna lombar média e superior depende da quantidade de deslocamento do tórax. Quando a pessoa fica em pé por períodos prolongados, geralmente assume um apoio assimétrico no qual a maior