Edivanei
O que são ?
São alterações no crescimento da coluna que resultam no aparecimento de curvaturas anormais, ou acentuam curvas normais já existentes nesta. Por se tratar de distúrbios no crescimento, os desvios da coluna surgem na infância ou adolescência.
Para entender melhor, note na figura 1(abaixo) que quando olhamos uma coluna normal de frente (ou de costas), ela deve ser absolutamente retilínea, porém quando a olhamos de perfil, a coluna vertebral apresenta curvaturas fisiológicas, que chamamos de cifose torácica e lordose lombar.
Figura 1 - Coluna Normal.
Cifose torácica
Lordose lombar
Existem dois tipos principais de desvios da coluna. A ESCOLIOSE, que é a presença de curvaturas anormais na visão de frente (ou de costas) do paciente. E o DORSO CURVO, onde há o aumento da curva cifótica torácica na visão de perfil. Fig 2.
Figura 2 – Desvios da Coluna asdÀ esquerda visão frontal, onde nota-se o surgimento de curvaturas anormais (ESCOLIOSE). asdÀ direita visão em perfil mostrando aumento excessivo da cifose torácica. DORSO CURVO
Quando desconfiar ?
A suspeita é feita pelos próprios pais , pelo pediatra ou, às vezes, pelo professor de educação física, que notam um desnivelamento dos ombros da criança, assimetria nas costelas, ou que a postura do(a) garoto(a) é ruim quando fica em pé ou mesmo sentado. Enfim é muito importante estar atento e, sempre que possível, observar seu filho(a) sem camisa pois qualquer destes sinais acima pode ser indicativo de desvio na coluna.
Um detalhe importante é que os desvios da coluna vertebral na criança, em geral não causam dor.
O diagnóstico.
Será feito por seu ortopedista, após exame físico e radiográfico completos. Nesta etapa é muito importante o médico diferenciar os reais desvios da coluna daqueles desvios que chamamos de “posturais”, na qual a postura da criança ou adolescente é ruim, porém a coluna é normal.
Através do exame radiográfico é possível