O PAPEL DO HOMEM NA SOCIEDADE DENTRO DE UM CONTEXTO HISTÓRICO E ATUAL
Essa disciplina tem como finalidade compreender o ser humano na sociedade, de acordo com a realidade vivida dos fatos. Essa busca de conhecimento de si mesmo do ser humano sempre houve, desde o tempo passado até o atual, o ser humano é capaz de fazer um autoconhecimento de si próprio, porém não é completo, uma vez que a sociedade impõe diversos fatores como, preocupações diárias, trabalho, estudo, família, enfim uma série de compromissos.
O ser humano pode e deve ser considerado como um projeto de vida, mesmo que sendo uma construção inacabada, mas tem grande potencial de mudança existente no interior de cada um de nós, para entender melhor e ter um fundamento de tudo é preciso fazer um exercício filosófico baseado na realidade vivida, numa determinada época, como exemplo no pensamento grego tem se uma dualidade entre a alma espiritual e o corpo material, onde se da ênfase a essência da alma, é feita uma psicologia da alma espiritual, conclui-se que o espirito é superior ao corpo. No pensamento cristão o ser humano acredita que alma e corpo são um só baseado na lei de Deus onde todos são filhos de Deus e acreditam no ministério da vida, onde se pode viver com fraternidade e esperança de que se pode vencer o mal com a graça de Deus e o amor.
Na antiguidade o homem valorizava o “ser” como pessoa humana, seu modo de agir, de pensar, hoje as pessoas buscam o “ter” causando assim uma busca incessante por bens materiais, mostrado por uma sociedade egoísta, competitiva, visando apenas interesses pessoais, não se importando com o outro. É preciso reverter esse processo que o ser humano tem de acumular bens e poder nas mãos, tornando assim uma sociedade cada vez mais individualista, provocando assim um alto índice de desigualdade social, desempregos, levando o homem a ter dúvidas sobre seu futuro.
Tanto no passado como na atualidade existem pessoas que lutaram e continuam lutando bravamente para dar um sentido diferente a vida na sociedade,