antrologia SLIDES
1051 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE ANHAGUERA UNIDERPPOLO GOININHA
Serviço Social
Disciplina: Antropologia
ALUNOS:
Dionaldo Oliveira da Silva- RA 431853
Izabela de Aguiar C. Marinho – RA 446947
Jessica A. dos S. Mendonça – RA - 7984699262.
Margareth Alves de Oliveira- RA 430016.
Professora: Mariciane Mores Nunes.
Goianinha/RN
Maio de 2014.
ANTROPOLOGIA
A antropologia Social e cultural estuda a cultura de um grupo tanto na sua dimensão instrumenta. Chamada de cultura material que se refere as coisas que os homens produzem e com as quais intervém na natureza, quanto na sua dimensão que abrange os sistemas de ideias e de valores, ou seja, a antropologia social e cultural diz respeito a tudo que constitui uma sociedade. Portanto, a antropologia nasceu como modo revolucionário e radical do homem
ao esforço de superar seus
preconceitos, sua própria cultura, para poder entender e vivenciar a cultura do outro, ou seja, qualquer cultura. Assim a antropologia nasce dentro do campo da filosofia, como se fosse uma filosofia de cultura, tendo a chegada da teoria de evolução, que integra todos os seres vivos numa escalada de transformações motivada por um processo de luta pela sobrevivência.
IDOSOS EM ASILO
No
tema escolhido podemos analisar que a transição social que aumentou as taxas de
institucionalização, também tem ocorrido no Brasil e deverá ocorrer de modo ainda mais rápido nos próximos anos. A participação feminina no mercado de trabalho retira do domicilio a figura tradicionalmente convocada para os cuidados dos pais ou sogros. Novos arranjos familiares tipo: mulheres sós, mães solteiras, casais sem filhos, filhos que migram reduzem a perspectiva de um envelhecimento em um ambiente familiar e seguro. No presente estudo confirma-se que em quarto de asilos, abriga número de residentes maior que a capacidade total adequada, um fato que se amplia em grandes listas de espera dos asilos filantrópicos.
A implementação de políticas de fiscalização e suporte as instituições de longa