O que é História?
Resumo crítico do livro: O Que é história? Edward Hallet Carr
CARR, Edward Hallet. O que é História? São Paulo. Ed. Paz e terra S/A, 2006. 189 paginas.
Apresentação da obra:
Que é história? Carr expõe em seu texto que historia vai muito além das concepções tradicionais e contemporâneas atuais. Critico por natureza, Carr evidencia as implicações nos conceitos pré-estabelecido entre as diversas teorias históricas. Conceitos como fato histórico, sociedade e individuo, ciência e moralidade, a causalidade na historia e o progresso são esmiuçados e expostos nesse livro, que visa quebrar com paradigmas estabelecido e vencer barreiras rumo a uma história ‘’que constitui de um processo contínuo de interação entre o historiador e seus fatos, um diálogo interminável entre o presente e o passado.’’( Carr, 2006, p. 65). Portanto, Carr busca evidenciar o verdadeiro papel da historia, livra-la de teorias prejudiciais e dar um sentido ativo a ela, leva-la a ‘’se mover’’. Descrição da Estrutura e conteúdo da obra:
Capitulo um: O historiador e seus fatos
No capitulo um, Carr inicia seu texto com a pergunta do livro: ‘’que é história?’’, para buscar responde-la, Carr cita dois historiadores que apresentaram visões antagônicas sobre a história: Acton, que em 1986 defendeu a possibilidade de se fazer uma historia definitiva, e Sir. George Clark, que posteriormente rejeitou tal tese.
É através dessas posições antagônicas que Carr busca mostrar o quão difícil é conceituar o que é história, e o quanto esse campo se mostra aberto para investigação.
Carr mostra em seu texto que para o século XIX, história era sinônimo de fato, citando como referencia a frase de Ranke, que demonstra que naquela época o oficio do historiador era ‘’apenas mostrar como realmente se passou’’ (Carr, 2006, p. 45).
Claramente se posicionando contra o conceito de fato na historia, Carr inicia um processo de desconstrução do conceito tradicional de